Hoje me deparei com uma tradução maravilhosa de um texto de David Foster Wallace, um escritor maravilhoso que não é muito traduzido para nossa língua, mas verdadeiramente imperdível. E o tal texto que foi um discurso de formatura, já ganhou diversas traduções e caiu no gosto geral, mas porque fala algo que não gostamos e que é totalmente nosso íntimo. O texto "Its is water" fala sobre nosso egocentrismo que parece vir impresso em nosso código genético e assimilado ao contexto cultural. Você já parou pra pensar que o sol não nasce, o mundo não gira para suprir as suas necessidades imediatas?
E que a sua vida não é a prioridade do mundo, que o mundo aliás não está nossa frente, ao nosso lado direito ou esquerdo, porque crescemos e vivemos crendo que a nossa vida por mais chata ou emocionante é o centro de uma história, a nossa, e o mundo passa a ter sentido porque cremos que ele faz parte de nossa existência.
E que temos que fugir da tentação de vivermos a nossa vida toda como se tivéssemos que mover tudo para nosso desejo, necessidades, prioridades e sonhos. O que Wallace queria dizer é que precisamos de muito esforço para reconfigurarmos nosso HD e deixarmos de ser tão egoístas, todo este egoísmo nos torna pessoas que não aprendem a viver a vida pela sua simplicidade e alegrias, e pior ainda nos torna pessoas aborrecidas, chatas e sem o mínimo de paciência com o mundo e com os outros.
É tão fácil olhara para o lado e ver que o mundo está repleto de pessoas mimadas adultos infantilizados que querem mostrar seus sentimentos mais que tudo, mas que não tem paciência para ver o sentimento alheio, mas quantas vezes olhamos no espelho e vemos no reflexo que também somos assim, adultos feios e infantilizados às vezes.
Quantas vezes você atualiza seu facebook com o que está sentindo, e quantas você se preocupa com o que de fato o outro sente, e não vale quando você pensa no outro apenas como a ação alheia vai afetar ou beneficiar a sua vida.
No trânsito, na vida, na família você têm tempo para o outro, ou você é sempre a prioridade ou o seu trabalho é prioridade absoluta, como se o resto do mundo não trabalhasse.
O conselho de Wallace é que a verdadeira educação independe de boas notas, de nenhuma falta, mas de escolhas, de como você vai escolher se portar em cada situação banal ou séria que a vida lhe apresentar.
A verdadeira educação é saber como se ajustar ao mundo, e como reagir ao que o mundo lhe brinda seja uma promoção, uma doença, uma fatalidade, um amor.
Aproveite o tempo e reajuste suas configurações para se tornar uma pessoa melhor, o caminho da felicidade, é a capacidade não apenas de tentar realizar seus desejos, mas principalmente de se ajustar ao mundo e as pessoas. A sua sincronicidade com o que acontece a sua volta, e as pessoas lhe torna mais humano e real.
É tentador ouvir apenas a voz hipnotizante dentro de nossa cabeça que nos ordena sermos sempre o centro de tudo, mas é necessário parar para ouvir, conhecer e fazer escolhas. Segundo Wallace : "O truque é manter a verdade evidente na consciência diária" e finalizando com suas palavras que faço minhas "É sobre o valor real de educação real, que não tem quase nada a ver com conhecimento, e tudo a ver com simples consciência – consciência daquilo que é real e essencial, tão escondido na obviedade ao nosso redor, o tempo todo, que nós temos que continuar relembrando repetidamente."
BOA SEMANA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário